TECNOTÊXTIL BRASIL - Feira de Tecnologias para a Indústria TêxtilNOTÍCIASSem categoria Mercado e especialistas confirmam aposta no Nordeste no primeiro dia da Agreste Tex

Mercado e especialistas confirmam aposta no Nordeste no primeiro dia da Agreste Tex

O público que compareceu, nesta terça-feira (19), ao primeiro dia do Fórum Agreste Tex 2019, no pavilhão do Polo Caruaru, na Capital do Agreste, pôde conferir novidades de várias etapas do processo produtivo da indústria de confecção. De softwares de planejamento de produção a tendências de moda – passando pelas especificidades têxteis do denim – a abertura do evento, que ocorre dentro da quarta edição da Agreste Tex, foi uma oportunidade para produtores de todos os portes agregarem conhecimento enquanto fazem contato direto com os principais fornecedores do País.

De indústrias de embalagens a fabricantes de tecidos, o mix de expositores da Agreste Tex oferece uma oportunidade para os produtores locais conhecerem as novidades do mercado e um meio para os fornecedores ingressarem no maior polo de confecção do Nordeste. “A feira deve nos dar um retorno muito bom em virtude da quantidade de produtores que estão na região. Já temos clientes aqui e conhecemos o potencial, por isso sabemos a importância de participar”, disse o gerente de vendas da Gold Tex.

Essa visão das grandes empresas do País em relação à região é confirmada pelo diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Madeira Júnior. “Este ano estamos levando expositores de tecnologias mais avançadas, o que mostra que essas empresas estão observando que o Nordeste do Brasil é um mercado em crescimento, que está se aproximando de ferramentas mais refinadas”, afirmou.

FÓRUM

Abrindo a tarde de palestras, o consultor de tendências Ivan Badin, representando a Audaces, mostrou as facilidades oferecidas pela plataforma Audaces 360, que reúne softwares em nuvem: de croquis em 3D a planejamento de coleções. “Cerca de 70% do que as marcas produzem não são comercializados no tempo certo, exigindo promoções não planejadas. Por isso cada vez mais as fábricas precisam ser assertivas em todo o processo, melhorando a previsão de custos”, reforçou Badin.

Outro ponto alto para os produtores locais foi a palestra de Fabiano Reis, da Denim School. Especialista em jeans, ele mostrou cuidados especiais que devem ser tomados com o tecido e erros comuns no seu tratamento. “Sempre lembramos de pedir informações ao fornecedor. A indústria que produz o tecido é a maior interessada na utilização correta pela confecção”, disse Reis. Ele lembrou que erros comuns, como mudança de numeração após o encolhimento no processo de lavagem, podem ser evitados com informações técnicas disponibilizadas pelas marcas do denim.

Mas o que vai ser produzido? Trazendo os modelos das principais vitrines do mundo para Caruaru, o consultor fashion Robi Spatti mostrou as peças que devem cair no gosto dos brasileiros nos próximos meses. “Vemos a evolução do jeans a cada virada de estação e lá fora ele aparece de três formas: básico, modelagens volumosas e aplicações de brilho e bordado”, afirma. O estilista lembra, no entanto, que o sucesso dessas tendências é diferente em cada região e, por isso, as marcas precisam conhecer bem seu público-alvo.

O Fórum contou ainda com workshops voltados para a gestão das empresas de confecção. As mais de 20 palestras seguem até a sexta-feira (22) dentro da Agreste Tex. Confira abaixo a programação completa:

 

Programação

  • Quarta-feira, 20 de março (Fórum Avil)

17h às 17h45 – Use Fashion – Raquel Leão – Direcionamentos de estilo (Verão 2019/20) – Materiais, peças-chave, modelagens e cores.

18h às 18h45 – Use Fashion – Raquel Leão – Jeanswear e Esportivo (Verão 2019/20) Lavagens, beneficiamentos, peças-chave, modelagens, pontos fortes.(jeans) – Materiais, cores, modelagens peças-chave e pontos fortes (esportivo).

19h às 21h – Painel Avil de Informações e trocas de experiências – Moda, a força do Agreste – Apresentação e mediação: Moisés Rouche (repórter e apresentador da TV Asa Branca); Abertura: David Roberto (Gerente de Programação da TV Asa Branca); Convidados: Sr. Luciano Ferreira (Diretor Presidente da Avil Têxtil), Sr. Edilson Tavares (Diretor da Mamute Lavanderia e Prefeito da Cidade de Toritama), Sr. João Bezerra (Diretor das empresas Etical – Etiquetas e Metais e Diretor da Unidade Regional Agreste da FIEPE), Sr. José Gomes Filho, Menininho (Diretor da Jogoff Moda Masculina e Síndico do Moda Center Santa Cruz) e Sr. Deoclecio Nascimento (Diretor da Kikorum Jeans Wear).

  • Quinta-feira, 21 de março

16h às 16h45 – NTCPE – Marcelo Prado (IEMI) – O Futuro é Azul para o Jeanswear no Brasil (Dimensões, Oportunidades e Desafios para as confecções brasileiras de Jeanswear).

17h às 17h45 – NTCPE – Alfredo Mascarenhas (IED) – O Futuro do negócio Jeans.

18h às 18h45 – NTCPE – Sueli Pereira (Santista) – Tendências Jeanswear Verão 2020

19h às 19h45 – NTCPE – Mesa redonda com todos os participantes.

20h às 20h40 – ABTT – Julio Caetano Horta Barbosa Cardoso – A cadeia têxtil brasileira sob a ótica do chão de fábrica.

20h40 às 21h20 – ABTT – Fernando Moebus – A 4a Revolução industrial e seus impactos na indústria têxtil e de confecção.

21h20 às 22h – ABTT – Reinaldo Rozzatti – Administração Logística na Empresa

  • Sexta-feira, 22 de março

16h às 16h45 – Paulo Rabelo – Indústria 4.0, futuro ou presente?

17h às 17h45 – II Seminário de negócios e tendências de moda (Cativa) – Natália Pimentel – Comunicação, Redes sociais e Negócios: Desafios de um mundo em transformação.

18h às 18h45 – II Seminário de negócios e tendências de moda (Cativa) – Narah Pryscilla Bezerra Leandro – Cases de sucesso da moda no marketing digital

19h às 21h – Debate: A moda e as novas economias. Mediação: Germana Uchoa (Espaço Garimpo) – Participação: Leopoldo Nobrega (Arte Plenna) e Mariana Monteiro (Ourela)

 

SOBRE O FEBRATEX GROUP

O Febratex Group é uma empresa 100% brasileira que está no mercado há 25 anos, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de impressão digital e coureiro-calçadista. O portfólio da empresa reúne as feiras Febratex, Maquintex, Signs Nordeste, Agreste Tex, Tecnotêxtil Brasil e Febratex Summit.

 

PATROCINADORES E APOIADORES

A Agreste Tex 2019 é promovida pelo Febratex Group e a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, com patrocínio das empresas Avil,  Makital e Vicunha Têxtil. O evento conta com o apoio da ABIMAQ, Abit, ABTT, ACIT, ASCAP, Cativa, Denim School, NTCPE, SEBRAE, Sistema FIEPE SENAI e Sinditêxtil|PE. A Feiratur é a agência oficial do evento. O Febratex Group é uma empresa associada à UBRAFE.

 

Serviço:

Agreste Tex – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil

Data: 19 a 22 de março de 2019

Horário: das 16h às 22h

Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62)

 

Informações para a imprensa:

Mia Comunicação

Janaína Lima – (81) 99147.9143 – janaina@miacomunicacao.com.br

Luiza Freitas – (81) 98566.1745 – jornalismo@miacomunicacao.com.br

Flávia Tavares – (81) 99664-3560 – jornalismo@miacomunicacao.com.br